terça-feira, 25 de maio de 2010



O sargento Antonino Pereira sobrinho, militar, 35 anos, natural de Massapê, com 16 anos de profissão na PM-CE, comandante do Destacamento Policial Militar do Município de Uruburetama tendo a frente um efetivo de nove policiais militares,  sendo os Cabo Santana, Cabo Patrício, Cabo Rodrigues, Soldado Chagas, Soldado Chaves, Soldado Murilo, soldado André e Soldado Rogério, e se localiza na Av. Farmacêutico José Rodrigues, 743, Centro, perto do Posto de Combustível Posto Olicar, fala aqui para O GAZETA sobre o seu trabalho a frente da Segurança do Município e, principalmente sobre o período de trabalho que vem realizando desde o dia 17 de fevereiro do ano passado (2009)nesse cidade de Uruburetama.

GAZETA – QUANTO TEMPO O SENHOR ESTÁ COMANDANDO ESTE DESTACAMENTO POLICIAL MILITAR?
SARGENTO ANTONINO – Agora no mês passado, no dia 17 de fevereiro deste ano, completou um ano a frente do Destacamento Policial Militar, quando foi convidado pelo meu Ex-Comandante do Batalhão de Itapipoca, Ten Cel Loyola, para assumir um desafio aqui encontrado na época devido o clima de falta de segurança.

GAZETA – O QUE ESTAVA OCORRENDO AQUI NAQUELA, OU SEJA, NO MÊS DE FEVEREIRO DO ANO PASSADO?
SARGENTO ANTONINO – Naquela época, no mês de fevereiro do ano passado, quando assumi, o Município de Uruburetama estava passando por uma tragédia, ou seja, uma serie de homícios ocorrido no periodo de dez dias. Tal essa, se referia sobre os quatro homicídios que deu inicio no dia 1 do mês de fevereiro e terminou no dia 10 do mesmo mês. Todos esses homicídios por motivos banais, envolvendo adolescentes drogados em briga de gangues. Sendo que o primeiro foi na Localidade do Canto Escuro, dois homicídios no bairro das Casinhas, tendo como vítimas dois irmãos e o outro no Bairro do Angelim.

GAZETA – ESSA TRAGÉDIA FOI O MOTIVO DE NÃO TER OCORRIDO O CARNAVAL DE URUBURETAMA DE 2009?
SARGENTO ANTONINO – Com certeza. Naquela época em fevereiro do ano passado, quando cheguei aqui, estava ocorrendo uma Audiência Pública, envolvendo todo o segmento da sociedade uruburetamense e as autoridades locais, principalmente o Poder Judiciário, Promotoria Pública, Conselho Tutelar, a Polícia Civil e Militar local, além do representante da Prefeitura Municipal e Presidente da Câmara dos Vereadores e outros vereadores, entre eles o Barroso e Hélio. Com isso, foi decidido que seria de grande importância a não realização do Carnaval-2009 em Uruburetama, devido os grandes incidentes, que causaram as mortes por parte da violência local.
GAZETA – DURANTE ESSE ANO QUE PASSOU FOI POSSIVEL RESGATAR A SEGURANÇA DO MUNICÍPIO E O QUE FOI FEITO?

SARGENTO ANTONINO – Pela a minha opinião, eu acho que sim, pois vejo que neste ano ocorreu o carnaval de 2010 e foi o maior sucesso para todos de uruburetama. No caso o que foi feito, acho que foi uma parceria entre todo segmento da sociedade e o bom trabalho dos poderes públicos, envolvendo o Poder Judiciário, Promotoria Pública, conselho Tutelar, Polícia Civil e Militar.
GAZETA – SOBRE O SEU TRABALHO AQUI EM URUBURETAMA. O QUE VOCÊ INCREMENTOU PARA MELHORAR E DÁ A SENSAÇÃO DE SEGURANÇA AO POVO URUBURETAMENSE?
SARGENTO ANTONINO – Acho que o trabalho e dedicação feita pelo meu efetivo policial militar que trabalha comigo. E, igualmente, a participação dá sociedade que contribui em informação, quando liga para o Destacamento e para o celular da viatura (085) 99003884 e (085) 91175370, denunciando os atos criminosos.
GAZETA – O SENHOR VAI SEMPRE A RÁDIO FM 98.7, PRINCESINHA DA SERRA? POR QUÊ?
SARGENTO ANTONINO – Vou sempre. E agradeço muito ao Diretor da Rádio que abre este espaço para este graduado, Pois é forma que tenho para comunicar-me com o povo uruburetamense e passar a eles este trabalho de socialização e de informação, deixando assim o cidadão mais confiante para com nosso trabalho.

GAZETA – AGORA A POLICIA MILITAR ANDA COM DOIS CELULARES DA VIATURA? QUAIS OS NÚMEROS?
SARGENTO ANTONINO – Sim. Um na operadora da Tim (085)9900-3884 e o outro da operadora Claro (085)9117-5370.

GAZETA – O SENHOR DÁ PALESTRA NOS COLÉGIOS PÚBLICOS DO MUNICÍPIO? QUAL O TEMA?
SARGENTO ANTONINO – Sim. Agradeço aos Diretores dos Colégios da Rede Pública que permitem a Policia Militar fazer um trabalho consciente e informativo nas suas salas de aula, pois esta parceria é muito importante paara todos. Nosso objetivo é deixar bem informado os nossos pequeninos (alunos)e filhos uruburetamense sobre os perigos das drogas, principalmente o CRACK, uma droga que veio para destruir nossa juventude, pois seu grau de dependência é enorme, chegando a 98%, quem experimenta tal droga pela primeira vez. Com isso, segundo especialista alenta que o CRACK está sendo uma epidemia, onde se alastra no mundo inteiro e deixando nossas crianças perdidas na escuridão do vício e sem um futuro para brilhar. Outrossim, um dos principais causadores da violência que existe na sociedade uruburetamense.
GAZETA – O QUE O SENHOR ACHOU DO CARNAVAL 2010 EM URUBURETAMA E SUA ORGANIZAÇÃO?
SARGENTO ANTONINO – Achei um Carnaval tranqüilo e muito organizado. Principalmente nos dois eventos que ocorreram no Calçadão e na Localidade de Itacolomy não foi registrado nenhum incidente grave. No Hospital da cidade o Plantão foi calmo e com poucas ocorrências. Sendo assim, a Prefeitura Municipal foi uma das responsáveis do sucesso do evento, devido como a estrutura do local do evento (Calçadão) foi feito, pois facilitou o trabalho da Policia Militar e também o apoio dos seguranças contratado pela mesma.  

GAZETA – NO ANO PASSADO O SENHOR REALIZOU A FESTA DA PMCE EM ALUSÃO AOS 174 ANOS? COMO FOI? PORQUE O SENHOR FAZ ISSO, POIS É PIONEIRO NESSE EVENTO?
SARGENTO ANTONINO – Em primeiro lugar que dizer que esse evento que realizamos é uma forma de passar para a Sociedade Uruburetamense da importância que tem a nossa Gloriosa Polícia Militar e mostrar também a parte social que faze com que todo segmento social participe e vê a Polícia Militar com outros olhos, ou seja, não mais aquela policia arcaica e antiga, mas sim, uma polícia social, amiga do cidadão. Já sobre o Evento ocorrido no ano passado (2009) foi um sucesso. Pois comemoramos os 174 anos da PMCE e foi realizado com uma grande progromação tais como: Torneio de Futsal inter-colegiais da rede pública, Missa Católica em Ação de Graça, Culto Evangélico e uma grande festa onde todos se divertiram com Banda da Cleibinha.

 GAZETA – E ESTE ANO VAI OCORRER NOVAMENTE?
Com certeza. Neste ano estamos programando um calendário com vários eventos e jogos, tais como: Culto Evangélico na Igreja Evangélica Canãa, Missa em Ação de Graça na Igreja da Matriz, jogos Master no Estádio Municipal, jogos Society com as repartições públicas e jogos futsal envolvendo os alunos da rede publica. Além da abertura que ocorrerá defronte a Prefeitura Municipal Local, haverá também um Seminário com um Oficial da PM de Fortaleza, onde falará sobre a importancia do PM como orientador e guardião da Escola. Como isso, a sociedade de Uruburetama não pode perder este Grande Evento que ficará na história de Uruburetama.
PROGRAMAÇÃO:
Dia: 26/05/2010 (quarta- Feira)
Horário: 8:00hs
Local: Prefeitura Municipal de Uruburetama
Evento: Abertura dos Eventos Alusivos aos 175 anos da PMCE

Dia: 26/05/2010 (quarta-feira)
Horário: 8:00hs
Local: Salão Paroquial
Evento: SEMINÀRIO (Importância do PM como Orientador e Guardião da Escola)

Dia: 26/05/2010 (quarta-feira)
Horário: 19:00hs
Local: Igreja Matriz
Evento: Missa em Ação de Graças

Dia: 27/05/2010 ( quinta-feira)
Horário: 19:00hs
Local: Igreja Assembleia de Deus Canaã
Evento: Culto em Ação de Graças

Dia: 27/05/2010 (quinta-feira)
Horário: 8:00hs
Local: Quadra Poliesportiva do Polo de Lazer
Evento: FINAL  - Torneio de Futsal (Feminino - Sub 14)

Dia: 28/05/2010 (sexta-feira)
Horário: 14:00hs
Local: Quadra Poliesportiva da Escola Matilde
Evento: Torneio de  Futsal (Masculino- sub 16)

Dia: 28/05/2010 ( sexta-feira)
Horário: 18:00hs
Local: Campo Society do Cabralzão
Evento: Torneio de Futebol Society Cabralzão

Dia: 29/05/2010 (sábado)
Horário: 8:00hs
Local: Quadra Poliesportiva da Escola Matilde
Evento: FINAL  - Torneio de Futsal (Masculino-16 e Feminino - Sub 14)

Dia: 30/05/2010 (domingo)
Horário: 14:00hs
Local: Estádio Municipal Antº de Paula Sales
Evento: FINAL - Torneio de Futebol de Campo (Master)
  
Dia: 31/05/2010 ( segunda-feira)
Horário: 8:00hs
Local: Câmara Municipal
Evento: Encerramento dos Eventos e Palestra com o Comandante do Destacamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário