sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Israel retoma ataques em Gaza após cessar-fogo ser rompido

Segundo palestinos, 30 morreram em ataques apesar de trégua de 72hs; Israel afirma ter respondido a foguetes do Hamas

BBC

O Exército de Israel afirmou nesta sexta-feira (1) que vai retomar as operações militares em Gaza, acusando o grupo palestino Hamas de romper um cessar-fogo de 72 horas anunciado poucas horas antes.
AFP
Cessar-fogo de 72 horas foi rompido em Gaza

Mais cedo, o governo israelense havia indicado que o cessar-fogo havia terminado, mas posteriormente uma nota do gabinete do primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, negou essa informação. A nota diz esperar que a pausa nas hostilidades possa ser retomada.
Ambas as partes trocaram acusações de desrespeito à trégua, poucas horas depois de entrar em vigor, às 8h locais desta sexta-feira (1h, na hora de Brasília).
Autoridades de saúde na Faixa de Gaza disseram que pelo menos 30 pessoas morreram depois que um tanque israelense atacou um povoado próximo a Rafah nesta sexta. Fontes militares israelenses confirmaram à BBC que o bombardeio foi em retaliação ao lançamento de um míssil em Kerem Shalom, em Israel.
O repórter da BBC em Gaza Jon Donnison afirmou que a troca de fogo continuou intensa até pouco antes das 8h. Israel afirmou que vai continuar as operações de destruição de túneis construídos pelo Hamas para cruzar a fronteira.
Negociações para um cessar-fogo de longo prazo estão marcadas para esta sexta-feira, no Cairo.
Cessar fogo 'necessário'
Segundo correspondentes, nas primeiras horas após o cessar-fogo, a vida até começou a voltar ao normal em Gaza, com muitos palestinos caminhando até as áreas bombardeadas na esperança de encontrar suas casas de pé.
O acordo entre Israel e palestinos foi divulgado em um comunicado conjunto feito pela ONU e pelo governo norte-americano na quinta-feira.
"Durante esse período, as forças em solo vão permanecer onde estão", dizia o documento, assinado pelo secretário de Estado americano, John Kerry, e pelo o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.
"Pedimos com veemência que todas as partes envolvidas ajam com contenção até que essa trégua humanitária tenha início e que cumpram com seus compromissos durante o cessar-fogo. Esse cessar-fogo é crucial para dar aos civis inocentes uma pausa na violência, algo que eles precisam tanto."
O Hamas anunciou que estava abaixando as armas a pedido da ONU. Israel deixou claro que, durante o cessar-fogo, suas forças vão continuar a ofensiva para destruir os túneis construídos pelo Hamas para atacar território israelense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário