sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Papa ordena a prisão de ex-arcebispo acusado de pedofilia

Jozef Wesolowski será julgado por abusar sexualmente de crianças na República Dominicana
Papa ordena a prisão de ex-arcebispo acusado de pedofilia
O ex-arcebispo e ex-embaixador da Santa Sé, Jozef Wesolowski, de 66 anos, foi preso nesta terça-feira (23) a mando do Papa Francisco acusado de pedofilia. Este é o primeiro caso de prisão no Vaticano por conta deste crime.
Wesolowski serviu como representante diplomático na Igreja Católica na República Dominicana entre os anos de 2008 e 2013. Ano passado ele voltou a ser chamado ao Vaticano por conta das denúncias feitas no país caribenho acusando-o de abusar sexualmente de crianças.
Destituído do cargo de arcebispo em junho deste ano pelo tribunal do Vaticano, o ex-embaixador passou a viver dentro de um convento na cidade-estado e agora será mantido em prisão domiciliar por conta da sua saúde que está bastante fragilizada.
Segundo o porta-voz do Papa, o padre Federico Lombardi, Francisco ordenou pessoalmente a prisão do acusado para que o caso seja examinado sem atraso. Um julgamento deve acontecer no final do ano no tribunal do Vaticano e, além disso, o ex-arcebispo terá também que se explicar com a Justiça dominicana e da Polônia, onde nasceu. Com informações BBC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário