sábado, 7 de novembro de 2015



G1 lista 30 dicas de atrações culturais neste fim de semana no Ceará

Shows gratuitos, festivais e programação infantil estão entre os destaques.
Fortaleza recebe artistas como Daniela Mercury e Ana Carolina.

Do G1 CE
Atrações deste fim de semana no Ceará (Foto: Divulgação)Atrações deste fim de semana no Ceará (Foto: Divulgação)
Fortaleza e os municípios de Trairi e Uruburetama recebem de sexta-feira (7) até domingo (9) uma série de atrações culturais que inclui shows gratuitos, apresentações teatrais, festivais de dança e de cinema e programação infantil. Na capital cearesne, os shows que agitam o fim de semana são de Daniela Mercury, Harmonia do Samba, Ana Carolina além das bandas locais de forró, como o Forró Real, Matheus Fernandes e Toca do Vale. Confira as 20 dicas do G1 para este fim de semana no Ceará. 
SHOWS GRATUITOS
  •  
Mercado dos Pinhões recebe feira de moda e economia criativa nesta quarta (Foto: Divulgação)Mercado dos Pinhões (Foto: Divulgação)
1. No domingo (8), o Mercado dos Pinhões recebe, a partir das 19h, o tradicional Forró "Pé de Serra" no Mercado. Nessa edição, quem vai botar o público para dançar será o cantor Freitas Filho.
2. No início das tardes de sábado (7) e de domingo (8), o Passeio Público, no Centro de Fortaleza, é palco das atrações do Passeio Instrumental. O projeto apresenta o melhor da música instrumental das 12h30min às 15h30min. No sábado (7), o som fica por conta de Macaúba e Tarcísio Sardinha. No domingo (8), se apresentarão Carlinhos Patriolino e Tito Freitas.
'Forria' é uma das atrações do Festival Cuca Independente (Foto: Divulgação)'Forria' é uma das atrações do Festival Cuca
Independente (Foto: Divulgação)
3. A Coordenadoria de Juventude de Fortaleza realiza o IV Festival Cuca Independente, com apresentações na Rede Cuca. Ao todo, 30 artistas e bandas foram selecionados para o evento que, nesta edição, além dos equipamentos municipais (da Barra, Jangurussu e Mondubim), também será realizado no Centro Cultural Dragão do Mar. A abertura dos shows será nesta sexta-feira (6), a partir das 18h, no Cuca Jangurussu, que recebe shows dos grupos Quarteto Arapuca, Forria, Miguel Cordeiro, Caio Castelo e A Mulher Barbada e os Caixeiros Viajantes. No sábado, as apresentações são de Anderson Camelo Trio, Capitão Eu e os Piratas, Subcelebs, Lótus e Soulzen.
 
The Dillas se apresenta no shopping Via Sul (Foto: Divulgação)The Dillas se apresenta no shopping Via Sul
(Foto: Divulgação)
4. A praça de alimentação do Via Sul Shopping, na Avenida Washington Soares, tem programação musical neste fim de semana. Na sexta (6), a partir das 19h, tem show da banda Sargento Pimenta, cover dos Beatles. Já no sábado (7) é a vez da banda The Dillas, às 18h30.

5. A banda de pop rock O Verbo agita o happy hour nesta sexta-feira (6) North Shopping Jóquei. A apresentação é gratuita e ocorre na Praça de Alimentação.
Teatro Antonieta Noronha (Foto: Divulgação)Teatro Antonieta Noronha (Foto: Divulgação)
TEATRO
6. O Teatro Antonieta Noronha, no Centro de Fortaleza, recebe o espetáculo “Souvenirs”, do cantor e intérprete canadense Jean-Robert Poulin. O espetáculo faz uma viagem no tempo. O artista apresentará 17 composições que marcaram o cancioneiro francófono do Canadá e da França, além de incluir algumas músicas brasileiras. Artistas como Aznavour, Béart, Bernetm Salvador, Erasmo e Roberto Carlos, dentre outros, serão homenageados. A apresentação contará com a participação de oito músicos cearenses e duas coristas.
ENCONTROS E FESTIVAIS
7. O 8º Encontro de Ufologia e Espiritualidade do Ceará acontece neste sábado (7) no Teatro Antonieta Noronha, Centro de Fortaleza. O evento é aberto ao público e aborda temas como espiritualidade e fenômenos sobrenaturais entram nas discussões.
Banda Januei faz show de encerramento do Festival NOIA (Foto: Divulgação)Banda Januei faz show de encerramento do
estival NOIA (Foto: Divulgação)
8. A cerimônia de encerramento do 14º NOIA – Festival Brasileiro de Cinema Universitário acontece nesta sexta-feira (06), a partir das 19h, na Casa Amarela Eusélio Oliveira, em Fortaleza. Além de anunciar os curtas-metragens vencedores, o festival também prestará homenagem ao cineasta cearense Petrus Cariry. Três curtas premiados do diretor serão exibidos em seguida: “Dos Restos e das Solidões” (2006), “A Montanha Mágica” (2009) e “O Som do Tempo” (2010). Após as exibições, o NOIA realiza coquetel de encerramento com show da banda Januei, que apresenta um repertório autoral repleto de sons, ecos e imagens caóticas da cidade. Confira mais informações.

9. O Mercado dos Pinhões, no Centro de Fortaleza, recebe neste sábado (7) mais uma edição da Feira Afins de Vitrola. O evento reúne expositores e dá ao público a oportunidade de garimpar raridades em vinil, adquirir vitrolas novas e antigas, além de conversar com outros fãs do tema. A música fica a cargo do DJ Alan Morais. Entre os expositores desta edição estão David Emerson, Fernando Filgueiras, Leandro Tambelli, Leontino Botija, José Augusto Jr, Marcio Palumba, Mário Bolacha, Reciclarte, Maquinhos, Ricardo Re, Roberto Leite, Sergio Almeida, Silvio O Vitroleiro, Sr. Raimundo, The Wall, Tomé Braga e Vinícios.
EXPOSIÇÕES
Via Sul recebe exposições de carros antigos (Foto: Divulgação)Via Sul recebe exposições de carros antigos
(Foto: Divulgação)
10. De sexta-feira (6) a domingo (8), o Via Sul Shopping recebe uma exposição de carros antigos, das décadas de 1950 a 1970, incluindo picapes,  Karmanguia e Maverick 1974. A visitação é feita no Térreo e no Estacionamento E1. A exposição é organizada pela Beto Rocha Encontrão de Carros Antigos.

11. A partir das 16h de domingo (8), o Estoril, na Praia de Iracema, recebe a Feira de Artes. Durante a programação, os artistas expõem suas obras e o público pode adquiri-las, criando uma relação de bons negócios sem a intermediação de terceiros.
Exposição "Múltiplo Leminski" será lançada nesta terça-feira em Fortaleza (Foto: José de Holanda/ Divulgação)Exposição "Múltiplo Leminski" 
(Foto: José de Holanda/ Divulgação)
12. Para encerrar a exposição Múltiplo Leminski, em cartaz na Caixa Cultural Fortaleza, o grupo Corpoema, formado por estudantes e professores da Unilab e coordenado pelo professor, poeta e ator Ivan Maia, apresentará o Sarau Leminsk-se no domingo (8). A partir das 17h, o grupo fará performances com os poemas de Paulo Leminski e convidará o público a participar lendo ou recitando poemas do poeta curitibano.Confira mais informações.
Estoril (Foto: Prefeitura de Fortaleza/Divulgação)Estoril (Foto: Prefeitura de Fortaleza/Divulgação)

INFANTIL
13. Segue em cartaz no Estoril, na Praia de Iracema, o 2º Salão de Artes da Criança. A Mostra, em cartaz até o dia 15 de novembro, reúne 70 desenhos criados pelas crianças que participaram do Ser Criança, projeto itinerante que rodou escolas e praças em todas as regionais da cidade em junho e agosto. A ambientação da exposição foi inspirada nos próprios desenhos das crianças. A exposição tem curadoria do consultor e pesquisador na área do Brinquedo Tradicional Popular em estados nordestinos e Península Ibérica, Gandhy Piorsky. As visitas são gratuitas e acontecem de terça a domingo, das 16h às 22h.
14. O Passeio Público, no Centro de Fortaleza, tem programação especial para as crianças no domingo (6), com o piquenique. O evento traz atividades, apresentações e uma oficina de brinquedos com material reciclado com Marcos Melo.
 
Espetáculo 'A Bela e a Fera' será encenado no Shopping RioMarD (Foto: Divulgação)Espetáculo 'A Bela e a Fera' será encenado no
Shopping RioMarD (Foto: Divulgação)
15. Neste domingo (8) a Pracinha do Shopping RioMar, no Bairro Papicu, receberá a magia de um dos grandes clássicos da Disney o espetáculo “A Bela e a Fera”, às 17h, com entrada gratuita. Ainda neste fim de semana, o público será recebido por irreverentes e mágicos personagens inspirados na decoração do shopping “Papai Noel e suas incríveis máquinas voadoras, inspirados em personagens que remetem ao “sonho de voar”, como Santos Dumont, Ícaro, anjos, personagens do pequeno príncipe, duendes, renas, entre outros. O Papai Noel está diariamente no RioMar, até o dia 24 de dezembro, recebendo todas as crianças. O grande trono fica no piso L2, tendo ao fundo um painel decorativo, com árvores de natal e um grande balão, modelo histórico, para o público fazer muitas fotos.
Arte na Praça é uma das atrações para as crianças neste fim de semana  (Foto: Ariel Gomes/ Governo do Ceará)Arte na Praça é uma das atrações para as crianças
neste fim de semana
(Foto: Ariel Gomes/ Governo do Ceará)
16. Mais uma edição do "Arte na Praça" será realizada neste sábado (7), às 17 horas, na Praça Luíza Távora, em Fortaleza. As crianças poderão aproveitar atrações como teatro infantil, brincadeiras recreativas e pintura em aquarela. A ação faz parte do programa "Mais Infância Ceará" e é promovida pelo Governo do Estado em parceria com o Serviço Social do Comércio Ceará (Sesc-CE) e com a empresa C. Rolim Engenharia. A atividade na Praça Luíza Távora está inserida em um do pilares do programa, o "Tempo de Brincar", que foca nos benefícios do jogo infantil para o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional das crianças, além do convívio familiar, da socialização e de sua integração à cultura da comunidade. A intenção é construir e revitalizar espaços lúdicos que garantam o direito da criança ao brinquedo e à brincadeira.
Espetáculo 'Fantástico Submarino Amarelo' está em cartaz no Shopping Via Sul (Foto: Divulgação)Espetáculo 'Fantástico Submarino Amarelo' está
em cartaz no Shopping Via Sul (Foto: Divulgação)
17. O shopping Via Sul, em Fortaleza, tem várias atividades para crianças neste fim de semana. Uma delas é a abertura do espaço "Vem Brincar", voltado para recreação infantil, oferece ao público do shopping uma hora gratuita sempre aos sábados de novembro, de 15h às 16h, no piso L3. O Vem Brincar conta com diversas atividades como jogos, brincadeiras, teatro de fantoche, oficinas e piscina de bolinhas. No domingo (8), a praça de alimentação do shopping recebe o espetáculo “O Fantástico Submarino Amarelo”, do Grupo Encantos, com muita contação de história acompanhada de um repertório com canções do Beatles. Também no domingo, o Via Sul realiza Oficina de Arte das 18h às 19h com customização de porta-treco.

18. O North Shopping Joquei e o North Shopping Maracanaú têm programação especial e gratuita para as crianças no domingo (8). O North Shopping Jóquei tem como atração o espetáculo “A Bela Adormecida”, uma versão cover da Cia Mix da Alegria, a partir das 17h na Praça de Alimentação (Piso L3). Em Maracanaú, a praça de alimentação do shopping palco para o espetáculo cover “Bob Esponja e sua turma em Uma Aventura Divertida”, da Cia Mix da Alegria, em cartaz às 19h.
 
Benilda de Souza do município de Aiuba realizando a direção do filme Amor e Renúncia. (Foto: Divulgação/ Do G1 CE)Benilda de Souza do município de Aiuba
realizando a direção do filme Amor e Renúncia.
(Foto: Divulgação
CINEMA
19.
 O Cinema do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, irá receber nesta sexta-feira (7), às 19h30, o Circuito Nacional de Exibição Revelando os Brasis. Na ocasião, serão exibidos os filmes cearenses ''Amor e Renúncia'', de Benilda de Souza, do município de Aiuaba, ''Sobrou pra Nós'', de autoria de Augusto dos Santos, da cidade de Meruoca, e ''Dona Ginu'', de Fabiano Ferreira, de Uruburetama, selecionados pela quinta edição do projeto. Confira mais informações. 
 
Espetáculo 'Compilation' (Foto: Divulgação)Espetáculo Compilation (Foto: Divulgação)
DANÇA
20. O Cuca da Barra do Ceará recebe neste sábado (7) o espetáculo de dança “Compilation”, da Cia. Vatá. A obra sintetiza os 14 anos da história da companhia de dança. Mergulhada na tradição brasileira, a Cia Vatá tem como inspiração as danças dos mestres do sertão, embalando-se no coco, cabaçal, maracatu, reizado, reverenciando suas crenças e folias. Suas criações são voltadas para a cultura afro brasileira e experimenta no corpo as danças dos Orixás, com seus signos e mitos, festeja a existência indígena nos territórios do corpo, traduzindo seu ritmo através do sapateado. O evento acontece a partir das 19h no cineteatro do equipamento.
Companhia Arreios se apresenta na Bienal Internacional de Dança (Foto: Divulgação)Companhia Arreios se apresenta na Bienal
Internacional de Dança (Foto: Divulgação)
21. Com oficinas e apresentações em Trairi e Uruburetama, termina esta semana a X Bienal Internacional de Dança do Ceará, que teve início no dia 23 de outubro. A Bienal esteve em Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte, Crato, Taíba, Paracuru e Itapipoca, somando mais de 70 apresentações de companhias e artistas locais, nacionais e internacionais, além de residências artísticas, oficinas, palestras e intervenções. Nesta sexta-feira, Trairi recebe a oficina a partir das 9h uma oficina de Dança Contemporânea Afro Brasileira (Gerson Moreno) e Danças Urbanas (Djam Neguim). Às 19h, o município recebe os espetáclos “Cinco para uma dança” - Arreios Cia de Dança (Trairí); Solo “Ritual” - Nazaré Rocha (Itapajé); “Solos proibidos em tempos de intolerância" - Cia Rebentos (Itapipoca); solo “Je suis um Quackverdiano” - Djam Projects (Cabo Verde). Atrações musicais: Coco do Alagadiço e Cia Flex (Trairi). As apresentações serão no Centro de Promoção Turístico e Ambiental (CPTA).
Em Uruburetama, os espetáculos “Outros tempos” - Cia de Dança de Uruburetama; Grupo de Dança Afro de Água Preta (Tururu); Grupo de Dramas Populares da Serra do Retiro (Uruburetama); Solo “Vida ou morte ao boi” - Thiago Soares/Cia Flex (Trairi); Dança Maculêlê e roda de samba - Capoeira Zumbi (Uruburetama) serão apresentados a partir das 19h deste sábado (7). No domingo (8), a programação inclui uma Oficina de dança Contemporânea (Thiago Soares) e  de Dança Afro Brasileira (Gerson Moreno) a partir das 9h e os espetáculos  “Solos proibidos em tempos de intolerância" - Cia Rebentos (Itapipoca); Solo “Ritual” - Nazaré Rocha (Itapajé); “Parágrafos e reticências” - Arreios Cia de Dança (Trairí). A atração musical será a banda local Kactroz. As apresentações serão no Auditório da Escola Maria Júlia Maia Bonfim. Confira mais informações.
AXÉ
Harmonia do Samba na puxa bloco Meu e Seu na Barra (Foto: Mauro Zaniboni /Ag Haack)Harmonia do Samba
(Foto: Mauro Zaniboni /Ag Haack)
22. O Harmonia do Samba faz um show temático no sábado, no Porto do Mucuripe, em Fortaleza. Na festa "Hermonia Sunset", o grupo, liderado por Xanddy se apresenta junto com Luís Marcelo e Gabriel e galera da The Vibe. O show traz os sucessos do 20 anos do grupo, que gravou um DVD comemorativo recebendo convidados como o Aviões do Forró e Naldo. No mesmo dia, o grupo também se apresenta na casa de shows Clube 360º,  junto com Deixe InOff, Sunsamba e Forró dos Amigos.Confira mais informações.
Daniela Mercury comanda o Baile da Rainha Má no Recife' (Foto: Celia Santos / Divulgação)Daniela Mercury  (Foto: Celia Santos / Divulgação)


23. Neste sábado (7), a cantora baiana Daniela Mercury apresenta pela primeira vez em Fortaleza o show da turnê “Rainha Má”. O "baile dark" será na barraca de praia Biruta, na Praia do Futuro. Além de Daniela, se apresentam na festa os DJs Guilherme Guerreiro e Marcos BDR na abertura da programação. A expectativa dos organizadores é de que cerca de quatro mil pessoas compareçam ao show.Confira mais informações.
Ana Carolina (Foto: Leo Aversa/ Divulgação)Ana Carolina (Foto: Leo Aversa/ Divulgação)

MPB
24. A cantora Ana Carolina apresenta nesta sexta-feira (6) no Teatro RioMar Fortaleza com um projeto especial: um show de violão e voz apresentando sucessos e cantando músicas de outras compositores como​ ​Chico Buarque, Caetano Veloso e Djavan. A apresentação também conta com a participação do DJ Mikael Mutti para uma participação especial. Confira mais informações.

 
Verônica Ferriani no clipe de 'Estampa e só' (Foto: Divulgação)Verônica Ferriani no clipe de 'Estampa e só'
(Foto: Divulgação)

25. CAIXA Cultural Fortaleza apresenta até próximo domingo (8) o show “Porque a boca fala aquilo do que o coração tá cheio”, da cantora paulistana Verônica Ferriani. Com repertório baseado no seu mais recente disco, Porque a boca fala aquilo do que o coração está cheio (2013), o espetáculo está rodando pelo Brasil e chega pela primeira vez a Fortaleza. Nesta sexta-feira (6) e sábado (7), a apresentação será às 20 e no domingo, às 19h.Confira mais informações.

POP
Banda Geminis (Foto: Mauricio Trilha/Divulgação)Banda Geminis (Foto: Mauricio Trilha/Divulgação)
26. A banda Geminis está de volta ao Brasil apresentando um novo show: “Uma Noite Com Os Bee Gees - Especial Love Songs”. O espetáculo, totalmente repaginado, fará uma releitura dos principais clássicos românticos dos Bee Gees, apresentando também canções da carreira solo dos Irmãos Gibb e hits das trilhas sonoras dos filmes: “Embalos De Sábado A Noite” e “Grease – Nos Tempos Da Brilhantina”. Com realização da Trilha Entretenimento, Branco Produções e Opus Promoções, o show passará por Fortaleza (Teatro RioMar Fortaleza), dia 8 de novembro (domingo). Confira mais informações.
FORRÓ
Banda Forró Real (Foto: Divulgação)Banda Forró Real (Foto: Divulgação)
27. A banda Forró Real agita a Paquero Quero, nesta sexta-feira. Os cantores Fernandinho, Janaína Alves e Sebastian prometem fazer todo mundo dançar ao som dos sucessos “Realzão”. O cantor Matheus Bill e Dj Alyson completam o evento. Confira mais informações.
28. Neste sábado a casa de shows Faroeste promove a festa "Tome Forró!". Para comandar a noite, o evento recebe shows das bandas Forró Real, Toca do Vale e Jonas Esticado.Confira mais informações.
SERTANEJO
Fran & Diego (Foto: Divulgação)Fran & Diego (Foto: Divulgação)
29. Com repertório que mistura canções autorais e sucessos nacionais, Fran & Diego agitam o fim de semana em Fortaleza. Com o melhor da música sertaneja, os irmãos começam a animação nesta quinta-feira (5), no Bar do Cebolinha Matriz. Sexta-feira (6), o público presente do Rotatória Bar poderá curtir o show da dupla. Sábado (7), os irmãos estarão no Colher de Pau e, em seguida, no Saloon Western Pub. Para encerrar a agenda da semana, domingo (8), Fran & Diego tocam no Barão da Vila. Confira mais informações.
 
Guto Ribeiro (Foto: Divulgação)Guto Ribeiro (Foto: Divulgação)
30. Com sucessos nacionais e músicas autorais, o cantor Guto promete agitar o fim de semana com o melhor do forró. Sábado (7), vai faltar espaço na pista do Saloon para o público de plantão dançar ao som do cantor forrozeiro. Domingo (8), Guto encerra os shows no palco 360° do Bar da Devassa. Confira mais informações.
tópicos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário