segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Governo lançará edital para o combate do Aedes aegypti, diz Inácio Arruda

A expectativa é que pelo menos um edital voltado diretamente para a inovação tecnológica seja lançado todo ano, informou o secretario de Ciência e Tecnologia
A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará(SCT) deverá lançar um edital voltado especificamente para o combatedo mosquito Aedes aegypti. A informação é do titular da secretaria,Inácio Arruda (PCdoB), que participou na manhã desta segunda-feira, 15, do programa ''O POVO na Rádio'', da rádio O POVO/CBN

A secretaria é responsável por lançar editais para inovação tecnológica com recursos do governo do estado e do governo federal. "Nós dialogamos com a Secretaria de Saúde porque muitos profissionais estão tratando do mosquito diretamente. Mas tem que ter uma ação anterior, que é a pesquisa de como esse mosquito se desenvolve no nosso Estado, como podemos combatê-lo melhor. E isso tem que ser com tecnologia", afirmou Inácio. 

O secretario citou dois editais lançados no final do passado, ambos na ordem de aproximadamente 15 milhões. "É um esforço do Estado para fazer um trabalho continuado, todo ano vamos lançar um edital voltada diretamente a para a inovação tecnológica, com recursos do Fundo de Inovação Tecnológica [FIT]", explicou. 
LEIA TAMBÉM
Por que ainda não vencemos a guerra contra o AedeO edital para o combate do Aedes é um esforço que outras cidades já estão realizando em São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo. "Nós somos uma espécie de locus, onde o mosquitos se desenvolve amplamente, então nós temos responsabilidade com o combate", frisou. 

s aegyptiFalta base firme para combater Aedes no Ceará, diz CarlileInácio disse que com os recursos do FIT já foram criados 21 programas de excelência, 11 deles na 
Projetos 
Inácio anunciou que um curso de programação destinado às pessoas com deficiência deverá ser lançado no dia 7 de abril deste ano, "É um programa muito importante dentro do Vicente Pinzón", adiantou. 

O secretario também destacou a importância do curso de mestrado do ITA, inaugurado no Ceará no último sábado, 12. "Estamos resgatando esse esforço que foi produzido a partir do Ceará [...] Nós ocupamos em média mais 30% das vagas do instituto. O curso é um sucesso absoluto. Espero que a gente possa fazer não apenas uma turma, mas que a gente possa dar sequência. Nós temos discutido muito isso com o Mercadante [ministro da Educação], que a gente tem que consolidar esse mestrado aqui no estado do Ceará". 
Redação O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário